terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Passatempo do 2º ano do Blogue Na Cozinha da Leonor







Pão de Ló de  maçã e leite-creme

INGREDIENTES:

PÃO-DE-LÓ
ovos
gemas
160 g de açúcar
100 g de farinha com fermento
1 c. (de café) de canela em pó
manteiga e farinha q.b.

CREME DE MAÇÃ
maçãs
limão (sumo)
180 g de açúcar

LEITE-CREME
75 g de açúcar
1 c. (de sopa) de farinha
ovo
gema
250 ml de leite
1/2 limão (casca fina)
pau de canela
açúcar q.b.

PREPARAÇÃO:

Unte uma forma redonda de 22 cm com manteiga, forre o fundo com papel vegetal, unte novamente e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180º C. Bata bem os ovos com as gemas. Adicione o açúcar, aos poucos, continuando a bater. Polvilhe a farinha com a canela e envolva ambos delicadamente no preparado. Verta na forma e leve ao forno a cozer, durante 30 minutos. Retire, desenforme morno para um prato e deixe arrefecer.

Para o creme: descasque as maçãs, corte-as em pedacinhos e coloque-os num tacho. Regue com o sumo de limão, junte o açúcar e mexa. Leve ao lume e quando começar a ferver, coloque em lume brando. Cozinhe, mexendo, até a maçã se desfazer e se encontrar bem cozida. Retire e passe o doce por um passador de rede fina. Deixe arrefecer e barre a superfície do pão-de-ló com o mesmo. Reserve no frigorífico.

Faça o leite-creme: Junte o açúcar com a farinha, o ovo e a gema. Mexa e verta o leite aos poucos. Acrescente a casca de limão e o pau de canela e leve a lume brando, mexendo até engrossar. Retire, transfira para outro recipiente e deixe arrefecer um pouco, mexendo. Verta-o no pão-de-ló, sobre o doce de maçã, deixando escorrer. Depois de frio, polvilhe com açúcar e queime com um ferro próprio. Sirva fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário